Comentários fechados em Dicionario Culinario – Letra I
[Total: 1    Média: 5/5]
FavoriteLoading Adicionar
Termo Descrição
Iká (lula) No japão, o tipo mais popular, chamado de surume-iká, mede de 20 a 30 cm e apresenta algumas pintas marrom-escuras nas costas. O corpo tubular é fino e macio. Como tem pouca gordura, sua carne é levar e delicada. Os métodos de preparo variam
Inchar Deixar de molho qualquer alimento desidratado para que volte ao volume original.
Infusão Líquido impregnado com a essência de um sólido através de imersão, por exemplo, chá e café.
Ingrediente Um material alimentício.
Ingredientes secosA mistura ou não dos ingredientes que não contêm umidade. Muito usados em receitas que pedem para acrescentar os ingredientes secos.
Inhame Hortaliça tipicamente tropical originária do sul da ásia, muito rica em proteínas, amido, vitaminas do complexo b e açúcar. Tem valor nutritivo superior ao da batata. Não e muito comercializado no brasil, mas serve de opção para povos de baixa renda. A parte comestível é o caule subterrâneo, embora a folha do inhame também seja comestível. A palavra inhame provém da palavra yam, que na língua dos negros da costa da guiné, siginifica comer. O inhame não deve ser confundido com taioba. No nordeste o cará também e chamado de inhame e vice-versa.
Inositol Vitamina que age no metabolismo do colesterol. Sua falta provoca diminuição do crescimento. Fontes
Iodo Faz funcionar a glândula tireóide, além de ativar o funcionamento cerebral e permitir que os músculos armazenem oxigênio e evite que a gordura se deposite nos tecidos. Sua falta provoca bócio; obesidade e cansaço. Fontes
Iogurte Leite com adição de fermentos láctios e bacilos especiais (lactobacillus bulgaricus e o streptococcus lactis). O iogurte teve sua origem na turquia há 4000 anos e muito recentemente seu consumo foi divulgado e incrementado. Pode ser consumido ao natural ou com adição de açúcar, mel ou frutas.
Itokonnyaku Bloco gelatinoso de batata konnyaku em tiras.
Iwashi (sardinha) É um dos peixes mais populares e, também, um dos que mais têm espinhas. É gorduroso e, geralmente, preparado salgado e grelhado, ou cozido. Quando cozido, juntar gengibre e molho de shoyu para eliminar seu cheiro muito forte. Quando estão bem frescas, as sardinhas dão excelentes sashimi.

 

Os comentários estão fechados.
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X